PSDB Social Democracia: A pedido de Izalci, sessão solene é promovida em homenagem ao Dia do Bombeiro Militar
A pedido do presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci Lucas, a Câmara promoveu nesta segunda-feira (3) sessão solene em homenagem ao Dia do Bombeiro Militar. Diante de um Plenário repleto desses profissionais, o tucano ressaltou que há sete anos a corporação tem sido considerada a instituição de maior credibilidade no país. Os bombeiros realizam milhares de atendimentos todos os anos, sendo responsáveis por tarefas de segurança, principalmente no combate a incêndios e resgate e primeiros socorros em diversas situações.
“Esta homenagem é mais do que devida. Trata-se de uma obrigação nossa para com esses homens e mulheres que tem como lema ‘Vida por vidas’, e com determinação e competência se dedicam à proteção da vida e do patrimônio de seu semelhante”, enfatiza. Conforme ressaltou, os bombeiros são profissionais que muitas vezes sacrificam seu tempo com a família e colocam em risco a sua integridade física.
Em vídeo institucional, diversas tarefas exercidas pelos profissionais no dia a dia foram demonstradas: treinamentos, instalações de equipamentos de segurança, realização de projetos sociais educativos e regastes, seja no mar, durante o combate ao incêndio, em acidentes de trânsito, em desastres naturais, entre outros.
Izalci destacou o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF), que devido ao período de seca recorrente na região tem um trabalho dobrado para lidar com os perigos de incêndio no Cerrado. Ele relembra que primeiro batalhão de bombeiros do DF já tem 61 anos. “E chegou a pé, para mostrar o destemor e a coragem de seus homens. A decisão pela viagem foi do contingente do comandante Moraes Dantas, que saiu no dia 02 de junho da Praça de Mauá, do Rio de Janeiro, e chegou a Brasília 30 dias depois no Eixão Sul, sendo recebido com emoção e aplausos pelos moradores da Capital”, relembra.
O tenente coronel Alexandre Figueiredo de Lemos, comandante Geral do CBM-MS, agradece o reconhecimento da credibilidade dos bombeiros e enfatiza que o Parlamento tem feito parte do crescimento e desenvolvimento da profissão e instituição no país. O comandante destaca a recente aprovação da Lei 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, a atuação da Frente Parlamentar Mista Contra Incêndios e a tramitação PL 4.923/2013, que regula as ações de prevenção e proteção em casos de sinistros, emergências e calamidades na área de segurança contra incêndio e pânico.
O deputado parabenizou os bombeiros pela luta de seus direitos e pela aprovação da Lei 13.459/2017, que trata das regras para promoção de policiais e bombeiros militares do Distrito Federal ao quadro de oficiais. Além disso, destacou a efetividade dos profissionais em prevenir a sociedade com projetos sociais e educativos nas escolas. “Mostram também o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, respeitar as leis e cumprir as nossas obrigações”, afirma.
O coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, comandante Geral do CBM-DF, ressaltou a união das corporações de bombeiros dos Estados para realização dos trabalhos. A exemplo disto, falou sobre a atuação do corpo de bombeiros do DF e do GO, que se uniram nesse domingo (02) para combater o incêndio em um galpão em Luziânia (GO).
Dois importantes membros do CBM-DF foram homenageados com certificado pelos relevantes serviços prestados aos cidadãos representando a corporação: o Major Hélio Maurício de Carvalho, que ingressou no quadro em 1999; e o 3º Sargento QBMG-1, Alessandro Batista Gomes, que compõe a corporação desde 1995.
Para finalizar a sessão, com o Plenário completamente ocupado por bombeiros militares, a banda do CBM-DF tocou a música “Canção do Soldado do Fogo”. Estiveram presentes na homenagem o coronel Wilton de Melo, chefe adjunto da Casa Militar do DF, e Edval de Oliveira Novaes Júnior, secretário de Segurança Pública e Paz Social do DF.
Fonte: PSDB Social Democracia