Publicada em 12/04/2017 Na Mídia

CREA-GO: 74ª Soea é lançada em Belém

No último dia 10, foi realizado o lançamento da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (74ª Soea), na Estação das Docas, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém-PA.  O evento ocorrerá de 8 a 11 de agosto de 2017, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital paraense. Além do presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, e do conselheiro Augusto César Gusmão Lima, que é coordenador Nacional da Câmara Especializada de Geologia e Minas do Confea, a cerimônia  contou com as presenças dos presidentes dos outros Creas do Brasil; do presidente da Mútua, Paulo Guimarães; e do presidente do Confea, José Tadeu da Silva. Ao todo, cerca de 350 pessoas participaram da solenidade.

Em sua fala, o presidente do Confea reforçou a temática central da Soea e a importância das profissões tecnológicas na retomada do crescimento do Brasil. “Vejam que o tema escolhido tem correlação direta com o progresso, pois não existe desenvolvimento sem engenharia e agronomia”, afirmou. Já o presidente da Mútua enfatizou o simbolismo da 74ª Soea, uma vez que a Caixa de Assistência completa 40 anos de atuação em dezembro. “É o jubileu de rubi da Mútua e será bastante celebrado durante a Soea”, frisou.

Cerca de 350 pessoas participaram do lançamento da 74ª Soea

74ª Soea – A edição deste ano tem como tema central “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País”. Também estarão em debate o Cenário Socioeconômico e Ambiental, Recursos Hídricos – Abordagens Sustentáveis, além de Ética e Medidas Anticorrupção. O evento é uma ótima oportunidade para mostrar a evolução da área tecnológica nacional, a qualificação dos profissionais nos debates sobre legislação e representação profissional, e a participação do Sistema Confea/Crea, promotor do evento, comprometido com temas de abrangência nacional e de interesse comum.

Colégio de Presidentes – A 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua também foi realizada de 10 a 12 de abril, em Belém. Os presidentes dos Creas discutiram assuntos como a análise do parecer preliminar da Controladoria Geral da União (CGU), apresentado pela assessora jurídica do Crea-MG, Fátima Amaral. Também foi debatida a “Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio”, tema apresentado pelo Eng. Civ. Ivan Ricardo Fernandes, major do Corpo de Bombeiros do Paraná e membro da Frente Parlamentar de Segurança Contra Incêndio na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na mesma reunião, a cidade de Maceió-AL foi escolhida para sediar a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em 2018. Um vídeo destacando a infraestrutura e as belezas naturais de Maceió foi apresentado no evento. O presidente do Crea-AL, Eng. Civ. Fernando Dacal Reis, comemorou a escolha da cidade. “A engenharia alagoana realmente está esperando fazer uma grande festa, tanto recebendo a engenharia brasileira em Maceió, como comemorando os 50 anos do Crea Alagoas em 2018. Será uma festa só, pleiteamos e conseguimos conquistar a realização da próxima Soea”, afirmou.

O presidente Francisco Almeida também participou da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Fonte: CREA-GO