CNPq: Diretora do CNPq fala da importância da pesquisa para a área de Segurança Contra Incêndio
Na ocasião, Adriana Tonini relatou os avanços nessa área de pesquisa no CNPq, ressaltando os investimentos em bolsas e projetos de pesquisa em áreas como Física, Química, Biologia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Ciência da Computação, Psicologia e Educação, áreas que ilustram a multidisciplinaridade e complexidade da segurança contra incêndio.
Adriana Tonini explicou que, por solicitação feita pelo Cel. George Cajaty, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, e pela Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio ao presidente do CNPq, Mario Neto Borges, foi feita a atualização da Tabela das Áreas do Conhecimento do CNPq, com a inserção dos termos ‘Segurança Contra Incêndio’, ‘Fire Security’ e ‘Seguridad Contra Incendio’ como novos indexadores de projetos. Essa nova chave de indexação permitirá o cadastramento de currículos na Plataforma Lattes, a indexação de projetos por ocasião das chamadas públicas e o julgamento de mérito-científico de maneira sistematizada e específica, estando associado à área de conhecimento de Engenharias de Materiais (CA-MM).
Foram apresentados, ainda, aspectos relacionados à legislação sobre o tema e os riscos patrimoniais existentes, citando desastres recentes que demonstram a gravidade do tema, como o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013. “Precisamos evoluir o sistema normativo e a legislação contra incêndio no Brasil de uma abordagem prescritiva para normas e legislações baseadas em desempenho com base científica”, afirmou a diretora, ao fazer referências a países que são precursores no tema como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão e membros da União Européia.
Na sequencia do evento, a Diretora Adriana Tonini recebeu, no CNPq, na quinta-feira, 13, o representante do Conselho Nacional de Bombeiros Civis, Ivan Campos (Presidente do CNBC).
A Profa. Dra. Adriana Tonini recebe o representante do Conselho Nacional de Bombeiros Civis, Ivan Campos.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Wayne Brod Beskow
Fonte: CNPq