Publicada em 16/04/2016 Na Mídia

CBMMS: Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul participam do Curso de Assessor Parlamentar Institucional no Distrito Federal

Campo Grande (MS) – Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, MAJ QOBM CONGRO e CAP QOBM VENÂNCIO, participaram do Curso de Assessor Parlamentar no período de 11 a 15 de abril na cidade de Brasília/DF, com o apoio do Comando Geral e da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de MS. (AOCBMMS).

O curso de Assessor Parlamentar foi o primeiro curso realizado pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares (FENEME), que teve por objetivo a capacitação dos oficiais BM e PM de vários Estados (MS, DF, ES, BA, SP, RN, TO, MG, SC, PR, AM, CE, RS, PB, AC e GO) na assessoria parlamentar institucional, de modo a fortalecer as instituições militares do país na atuação legislativa federal.

A formação abordou assuntos atinentes ao Direito Constitucional, Processo Legislativo – Regimento Interno da Câmara de Deputados, Orçamento, acompanhamento dos Projetos de Leis, e orientações de condutas de assessoria. O TC QOBM LEMOS, Assessor Parlamentar do CBMMS em Brasília, teve participação na aula referente a atuação da assessoria do CBM no Congresso Nacional, abordando o tema da Frente Parlamentar Mista da Segurança Contra Incêndio.

Além da teoria abordada, os alunos tiveram a oportunidade visitar o Congresso Nacional e ouvir os discursos dos Deputados Federais Coronel Fraga, Major Olímpio, Major Rocha, Capitão Augusto, Sub Tenente Gonzaga e Cabo Sabino. Ademais, os oficiais do CBMMS, acompanhado do TC QOBM LEMOS, durante um intervalo entre as aulas, realizaram visitas à dois Parlamentares de Mato Grosso do Sul.

O curso teve como instrutores o CEL SC MARLON, CEL SP MILLER, CEL DF ARAÚJO, CEL DF ABOUD, MAJ MG FRAGA, TEN GO WILLIAN, MAJ DF GRAZIELA, TC DF MARCIA, TC MS LEMOS, Daniel, entre outros que tiveram participação significativa na formação dos assessores parlamentares.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul