Publicada em 07/07/2017 Na Mídia

Agência Câmara de Notícias: Câmara homenageia Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico

A Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico foi homenageada nesta sexta-feira (7), em sessão solene da Câmara dos Deputados. A homenagem foi solicitada pelos deputados Vicentinho e Carlos Zarattini, ambos do PT paulista.

Vicentinho lembrou da tragédia ocorrida na boate Kiss, em janeiro de 2013, no município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Um incêndio na boate matou 242 pessoas e feriu outras 680.

O parlamentar destacou a aprovação de medidas de segurança após o episódio, mas cobrou mais avanços nessa área. “Ainda é necessário percorrer um grande caminho para que a legislação brasileira se adeque a fim de evitar que tragédias como essa se repitam”, afirmou o deputado.

Vicentinho é o presidente da Frente ParlamentarMista de Segurança contra Incêndio. O grupo, criado em 2015, tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas para a área de segurança contra incêndio.

Medidas de prevenção
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, concorda que a discussão quanto à legislação vigente é fundamental. Por meio de carta enviada à sessão, Maia cobrou normas mais rígidas e destacou que a vida moderna requer mais fiscalização para garantir a segurança. “A segurança pública é dever do Estado. Devemos manter as leis atualizadas plenamente”, afirmou.

Já o representante do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), major Bráulio, destacou o perfil ético dos bombeiros militares e a missão desses profissionais na sociedade. “Devemos fazer o bom uso do poder que nos é confiado e desenvolver tecnologias que colaborem com a segurança da população. Nossa missão é tornar menos pior os piores momentos dos cidadãos brasileiros”, declarou.

História
A Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico foi instituída em abril de 1954 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. O objetivo é discutir projetos que garantam mais segurança às pessoas em ambientes públicos e privados. Anualmente, são realizadas programações com atividades que envolvem entidades relacionadas ao tema e representantes da sociedade civil.

Reportagem – Igor Caíque
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara Notícias